Resumo histórico

O Rancho Folclórico da Sociedade Recreio Educativa da Romeira, foi fundado em Julho de 1961, com a finalidade de preservar os usos e costumes dos seus avoengos.

Situado na margem direita do rio Tejo, denominada Bairro de Santarém, o Rancho folclórico da Romeira tem, ao longo dos seus 49 anos de existência, procurado defender a sua Região etno-geográfica e tem levado de Norte a Sul do país e estrangeiro os seus cantares e as suas danças, adquiridas a partir de recolhas e pesquisas efectuadas na região da Romeira e periferia. O Rancho Folclórico da Romeira herdou, também, algum espólio cultural de uma tuna musical que existiu na Romeira, em meados do século XIX.

Este Rancho realiza anualmente o seu Festival Nacional de Folclore que, nos últimos anos, se tem denominado de Luso- Espanhol. Tem procurado trazer à Romeira os mais conceituados ranchos Nacionais e das mais diversas regiões do país.

Por tudo o que foi acima mencionado, poder-se-á constatar que o Rancho da Romeira realiza um dos melhores festivais de folclore da sua região.

O Rancho Folclórico da Romeira tem representado a sua região nos melhores festivais Nacionais e Internacionais. Já efectuou digressões por Israel, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Noruega e França.



Tudo isto se traduz na riqueza cultural do Rancho Folclórico da Romeira.




sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Festival de Folclore da Romeira 2010 - Carrasquinha

A Carrasquinha é uma dança com estrutura musical muito próxima dos Verdegaios. Os versos foram certamente adoptados à música como aconteceu em grande parte das danças cantadas pelo povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário